Busca avançada
Ano de início
Entree

Etnoictiologia, dieta e tabus alimentares dos pescadores artesanais de Ilhabela, Litoral Norte de São Paulo

Processo: 04/02183-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Valor Concedido/Desembolsado (R$): 103.232,53 / 103.232,53
Pesquisador responsável:Alpina Begossi
Beneficiário:Milena Ramires de Souza
Instituição Sede: Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/05263-2 - Etnoecologia do mar e da terra na costa paulista da Mata Atlântica: áreas de pesca e uso de recursos naturais, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Caiçaras   Pescadores   Ecologia humana   Alimentação humana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caicaras | Dieta De Pescadores | Ecologia Humana | Etnoictiologia | Pescadores Artesanais | Tabus Alimentares

Resumo

O presente projeto de doutorado é um pedido complementar ao Projeto Temático Biota-FAPESP: "Etnoecologia do Mar e da Terra na Costa Paulista da Mata Atlântica: Áreas de Pesca e Uso de Recursos Naturais" (processo no 2001/05263-2) coordenado pela Dra. Alpina Begossi. Este trabalho será realizado em comunidades caiçaras do município de Ilhabela (Litoral Norte do Estado de São Paulo) e tem como objetivos: 1) Realizar um levantamento etnoictiológico para verificar o conhecimento dos pescadores artesanais sobre os peixes, enfocando aspectos de etnoecologia e etnotaxonomia; 2) Analisar a importância do pescado na alimentação caiçara; 3) Verificar as preferências alimentares em relação aos peixes e a existência de tabus alimentares. Os pescadores serão entrevistados com o auxílio de questionários semi-estruturados e fotos das espécies de peixes da região. Para análise da dieta será realizado o recordatório de 24 horas. Para verificar as preferências e os tabus alimentares serão entrevistados os pescadores e demais membros da família maiores de 18 anos. Serão amostrados desembarques pesqueiros, bem como serão coletados, fixados e identificados alguns exemplares da ictiofauna presente nos desembarques, com o intuito de caracterizar a composição do pescado consumido pelas famílias dos pescadores. As informações obtidas serão comparadas com informações científicas de literatura ictiológica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMIRES, MILENA; CLAUZET, MARIANA; BARRELLA, WALTER; ROTUNDO, MATHEUS M.; SILVANO, RENATO A. M.; BEGOSSI, ALPINA. Fishers' knowledge about fish trophic interactions in the southeastern Brazilian coast. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, v. 11, . (04/02183-6, 01/05263-2, 12/16722-2)
MILENA RAMIRES; MATHEUS MARCOS ROTUNDO; ALPINA BEGOSSI. O uso de peixes em Ilhabela (São Paulo, Brasil): preferências, tabus alimentares e indicações medicinais. Biota Neotropica, v. 12, n. 1, p. 21-29, . (04/02183-6, 01/05263-2)
RAMIRES, MILENA; CLAUZET, MARIANA; BEGOSSI, ALPINA. Etnotaxonomia de peixes dos pescadores artesanais de Ilhabela (São Paulo/Brasil). Biota Neotropica, v. 12, n. 4, p. 29-40, . (04/02183-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Milena Ramires de. Etnoictiologia, dieta e tabus alimentares dos pescadores artesanais de Ilhabel/SP. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.