Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e otimização da resposta imune de memória contra o Plasmodium chabaudi em camundongos imunocompetentes e deficientes em CD28

Processo: 04/02318-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2004
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Maria Regina D'Império Lima
Beneficiário:Ana Paula Freitas do Rosário
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linfócitos   Adjuvantes imunológicos   Memória imunológica

Resumo

A malária é uma doença parasitária que ocorre principalmente em países tropicais, causando a morte de 1 milhão de indivíduos por ano. A imunidade contra esta doença é muitas vezes fugaz. Este fato pode estar associado à baixa intensidade ou curta duração dos "sinais de perigos", fornecidos pelo plasmódio, que são necessários para a geração e manutenção de uma resposta imune de memória eficiente. Além disso, estudos recentes mostram que camundongos deficientes em CD28 são incapazes de eliminar o plasmódio durante a infecção e são ineficientes no estabelecimento de células de memória competentes. Portanto, a sinalização através dessa molécula parece ser um requerimento absoluto para a aquisição de imunidade protetora contra esses parasitas. Baseado nestas considerações, o objetivo central deste projeto é caracterizar e otimizar a resposta imune de memória dirigida contra os estágios do ciclo eritrocítico do P. chabaudi. Para isso, serão estabelecidos modelos experimentais de infecção (utilizando camundongos C57BL/6 e CD28KO) que gerem diferentes graus de imunidade contra o parasita. Assim, o desenvolvimento e manutenção da resposta imune de memória poderá ser comparada entre esses vários modelos. Posteriormente, tendo o objetivo final de favorecer o desenvolvimento da imunidade ao P. chabaudi, pretende-se otimizar a resposta imune de memória, em camundongos com baixo grau de imunidade, através administração de substâncias adjuvantes, que reforçam os "sinais de perigo". (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSÁRIO, Ana Paula Freitas do. Análise dos compartimentos de linfócitos T e B de memória em animais tratados e não tratados com cloroquina durante a infecção pelo Plasmodium chabaudi AS.. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.