Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo imunocitoquímico da cronologia da resvascularização sobre os eventos de deposição e reabsorção de enxertos ósseos "onlay"

Processo: 04/01961-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Salata
Beneficiário:Paulo Esteves Pinto Faria
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Transplante ósseo   Imuno-histoquímica   Angiogênese   Remodelação óssea

Resumo

Existem evidentes controvérsias quanto às causas do insucesso de enxertos autógenos "onlay". Embora alguns autores tenham enfocado esta questão, não há estudos que tenham abordado o processo de remodelação destes enxertos de maneira multidisciplinar. Os objetivos deste estudo são: 1) avaliar através de métodos imunocitoquímicos a predominância de atividade de deposição e absorção ósseas diante da cronologia do processo de re-vascularização de enxertos ósseos "onlay"; 2) estabelecer a influência da decorticalização parcial do leito receptor sobre a cronologia da revascularização do enxerto e seus efeitos. A angiogênese e densidade microvascular (MVD) no interior do enxerto e interfaces ósseas serão avaliadas por meio de marcações de VEGF, enquanto o processo de absorção e aposição ósseas serão reconhecidos através de marcações de TRAP e ALP, respectivamente. Sessenta coelhos adultos serão submetidos à cirurgia para remoção do enxerto ósseo bicortical (15,0 x 10,0 mm) de um dos lados do corpo da mandíbula e transplantados e fixados no lado contralateral. Os animais serão divididos em dois grupos: 30 animais terão a cortical do leito receptor perfurada para expor a camada óssea esponjosa, enquanto nos demais o leito receptor será mantido intacto. Seis coelhos de cada grupo serão sacrificados aos 5, 10, 21, 30 e 90 dias após a cirurgia e submetidos testes imunocitoquímicos. Os valores da MVD serão semi-quantificados em sistema de análise de imagem semi-automático (Image Pro-Plus) e submetidos à ANOVA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIA‚ P.E.P.; OKAMOTO‚ R.; BONILHA-NETO‚ R.M.; XAVIER‚ S.P.; SANTOS‚ A.C.; SALATA‚ L.A. Immunohistochemical‚ tomographic and histological study on onlay iliac grafts remodeling. Clinical Oral Implants Research, v. 19, n. 4, p. 393-401, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.