Busca avançada
Ano de início
Entree

A ambígua liberdade: riqueza e pobreza entre os libertos de Mariana, 1750-1800

Processo: 04/03176-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Rafael de Bivar Marquese
Beneficiário:Renata Romualdo Diorio
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pobreza   Escravidão   Riqueza

Resumo

O presente trabalho pretende investigar as trajetórias sociais dos libertos de Mariana na segunda metade do século XVIII, por meio de diferentes fontes - paroquiais, cartoriais e administrativas. Esse estudo visa analisar alguns aspectos já abordados pela historiografia mas que foram pouco explorados, e que se referem às ambíguas condições sociais vivenciadas por ex-escravos, do momento em que adquirem sua liberdade até o de sua morte. São características divergentes que retratam tanto indícios de ascensão social e status, para alguns, como indícios de pobreza e de inserção na marginalidade, para outros. Trata-se de uma análise sistemática das principais funções ocupadas na economia, dos possíveis legados deixados, das constituições familiares, das adoções religiosas e as relações sociais vigentes; além de aspectos voltados não só às dificuldades econômicas que levaram muitos libertos a viver em absoluta pobreza, como a outros problemas enfrentados, ligados a questões raciais que envolviam não só os libertos, mas também toda a população de cor daquela sociedade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIORIO, Renata Romualdo. As marcas da liberdade: trajetórias sociais dos libertos em Mariana na segunda metade do século XVIII. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.