Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do processo de degeneração nas glândulas salivares de fêmeas de carrapatos Boophilus microplus (Canestrini, 1887) (Acari:Ixodidae) em jejum e em alimentação

Processo: 04/03252-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Izabel Souza Camargo
Beneficiário:Erika Takagi Nunes
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Carrapatos   Glândulas salivares   Morfologia animal

Resumo

Os carrapatos são animais hematófagos ectoparasitas de vertebrados e um dos mais importantes grupos de artrópodes do ponto de vista médico veterinário, uma vez que estão envolvidos na transmissão de diversos agentes patogênicos. A espécie Boophilus microplus pertence à família Ixodidae e, apesar de ser conhecida como o carrapato-do-boi, pode parasitar outros animais como cavalo, carneiro e ruminantes silvestres. Morfologicamente, as glândulas salivares são estruturas alongadas, com subunidades em forma de ácinos secretores e duetos localizadas na porção antero-posterior do corpo do animal e são responsáveis pela regulação de íons, excreção de água, produção de substâncias cimentantes, anticoagulantes, além de serem a principal via de transmissão de patógenos a seus hospedeiros. Estas estruturas sofrem transformações estruturais e funcionais durante o ciclo alimentar do parasito, demonstrando um aumento em seu tamanho durante as fases iniciais de alimentação do carrapato e, assim que é completada a fase de ingurgitamento, perdem suas funções e degeneram. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo morfológico, histoquímico e citoquímico ultra-estrutural das glândulas salivares de fêmeas do carrapato B. microplus em dois diferentes estágios de alimentação, de modo a verificar quando se iniciam os processos de degeneração do tecido glandular e quais tipos de morte celular podem estar envolvidos, no intuito de trazer maiores informações para a compreensão da biologia e ecologia destes animais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNES, ERIKA TAKAGI; SCOPINHO FURQUIM, KARIM CHRISTINA; BECHARA, GERVASIO HENRIQUE. Cell Death in Salivary Glands of Rhipicephalus (Boophilus) microplus (Canestrini, 1887) (Acari: Ixodidae) Females at Semi-engorged Feeding Stage. ULTRASTRUCTURAL PATHOLOGY, v. 34, n. 5, p. 288-300, OCT 2010. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNES, Erika Takagi. Estudo morfológico comparativo das glândulas salivares de fêmeas de carrapatos Rhipicephalus (Boophilus) microplus (Canestrini, 1887) (Acari: Ixodidae) em dois estágios de alimentação. 2006. 143 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.