Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimativa de precipitação via sensoriamento remoto em microondas na Bacia Amazônica

Processo: 03/10310-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Carlos Augusto Morales Rodriguez
Beneficiário:Thiago Souza Biscaro
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Radiação atmosférica   Precipitação atmosférica   Microfísica de nuvens   Sensoriamento remoto   Radar   Pluviometria   Bacia amazônica

Resumo

Este plano de pesquisa de mestrado apresenta uma metodologia para desenvolver um algoritmo adicional de estimativa de precipitação a ser acoplado no modelo de estimativa de precipitação a partir de medidas radiométricas em microondas GPROF do Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM). Esta metodologia desenvolve uma análise estatística para a caracterização dos sistemas convectivos observados na região Amazônica. A partir desta caracterização serão verificados padrões típicos que deverão ser utilizados no novo algoritmo de forma a identificar o banco de dados ótimo para melhor descrição da precipitação. Finalmente é apresentada uma metodologia para validação dos dados a partir de comparações feitas com o radar meteorológico a bordo do TRMM e pluviômetros sobre a bacia Amazônica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BISCARO‚ T.S.; MORALES‚ C.A. Continental Passive Microwave-Based Rainfall Estimation Algorithm: Application to the Amazon Basin. Journal of Applied Meteorology and Climatology, v. 47, n. 7, p. 1962-1981, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.