Busca avançada
Ano de início
Entree

Ciclones extratropicais sobre o Atlântico Sul: simulações climáticas e o impacto da TSM

Processo: 04/02446-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Tercio Ambrizzi
Beneficiário:Michelle Simões Reboita
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Climatologia   Tempestades ciclônicas   Atlântico Sul   Temperatura da superfície do mar   Mudança climática   Simulação por computador

Resumo

Os ciclones são sistemas que contribuem no transporte de calor, vapor d'água e momento na atmosfera, consequentemente são responsáveis por mudanças no tempo e no clima das regiões onde atuam. Estes sistemas fazem parte do grupo dos fenômenos severos da escala sinótica que influenciam amplamente as latitudes médias causando geralmente muitos prejuízos econômicos e até mesmo humanos. O objetivo deste projeto é analisar os ciclones ocorridos sobre o Atlântico Sul e leste da América do Sul, no período de 1989 a 1999, a partir de simulações climáticas a serem realizadas através de um modelo climático regional, bem como testar a sensibilidade da climatologia de ciclones à prescrição de temperatura da superfície do mar diferente da climatologia mensal. O estudo e a documentação dos ciclones justifica-se pelo fato de que conhecendo-se as condições mais propícias de ocorrência deste fenômeno e sua climatologia, os modelos de previsão poderão ser melhorados e previsões mais confiáveis beneficiarão a sociedade, reduzindo prejuízos econômicos e sociais quando da ocorrência dos mesmos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REBOITA, MICHELLE SIMOES; DA ROCHA, ROSMERI PORFIRIO; AMBRIZZI, TERCIO; SUGAHARA, SHIGETOSHI. South Atlantic Ocean cyclogenesis climatology simulated by regional climate model (RegCM3). Climate Dynamics, v. 35, n. 7-8, p. 1331-1347, DEC 2010. Citações Web of Science: 34.
MICHELLE SIMÕES REBOITA; TÉRCIO AMBRIZZI; ROSMERI PORFÍRIO DA ROCHA. Relationship between the southern annular mode and southern hemisphere atmospheric systems. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 24, n. 1, p. 48-55, Mar. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.