Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao bioquimica de interacoes proteina-proteina relacionadas com o mecanismo de "quorum-sensing" do xanthomonas axonopodis pv citri.

Processo: 04/02471-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Shaker Chuck Farah
Beneficiário:Maxuel de Oliveira Andrade
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Interação proteína-proteína

Resumo

Em Xanthomonas axonopodis pv citri (Xac) a síntese de enzimas extracelulares e polissacarídeos durante o processo de infecção esta sob controle do grupo de proteínas chamadas reguladores dos fatores de patogenicidade ou Rpf (Barber et al., 1997; Chan e Goodwin et al., 1999; Slater et al., 2000; Wang et al., 2004). O cluster rpf é composto de sete componentes em Xanthomonas axonopodis pv citri (Xac). Análises em cepas mutantes de Xcc tem ajudado a atribuir possíveis funções para algumas dessas proteínas: a) RpfC codifica um sistema de dois componentes com domínios sensor, histídina cinase, regulador de resposta (RR) e Hpt (histidine phosphotransference), b)RpfG e um sistema de dois componentes com receptor e regulador de resposta (RR), c) RpfF e RfpB são enzimas envolvidas na síntese de DSF ("Difusible signal factor") no mecanismo de "quorum-sensing". Neste projeto de pesquisa, nosso principal objetivo é estudar as interações entre as proteínas Rpf relacionadas com o mecanismo de "quorum-sensing" no fitopatógeno Xanthomonas axonopodis pv citri. Nestes estudos empregaremos ensaios bioquímicos para caracterizar as interações proteína-proteína e demonstrar possíveis modificações covalentes que ocorrem nessas proteínas durante o processo. Entender como funciona o mecanismo de quorum-sensing em Xanthomonas axonopodis pv citri pode permitir o desenvolvimento de técnicas moleculares eficazes no combate desse fitopatógeno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Maxuel de Oliveira. Caracterização bioquímica de interações proteína-proteína relacionadas com o mecanismo de quorum-sensing do Xanthomonas axonopodis pv citri. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.