Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos dopaminergicos na aquisicao e expressao do medo condicionado: envolvimento de receptores d1 e d2.

Processo: 04/01381-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Marcus Lira Brandão
Beneficiário:Amanda Ribeiro de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/03705-0 - Neurobiologia do medo e do stress, AP.TEM
Assunto(s):Dopamina   Congelamento   Medo

Resumo

Várias evidências vêm sendo obtidas mostrando o envolvimento de mecanismos dopaminérgicos na mediação química do medo. Em nosso trabalho de IC, constatamos o envolvimento de mecanismos dopaminérgicos na aquisição e na expressão do medo condicionado à luz avaliado com o modelo de potencialização do sobressalto e com a medida de congelamento, e utilizando-se a apomorfina, um agonista dopaminérgico inespecífico. O presente projeto visa investigar o real envolvimento dos diferentes tipos de receptores dopaminérgicos na aquisição de informações aversivas e na expressão de respostas defensivas condicionadas à luz. Para isso, utilizaremos o SCH 23390 e o sulpiride, antagonistas seletivos dos receptores dopaminérgicos D1 e D2 respectivamente. Animais serão expostos, por dois dias, a choques elétricos associados à luz (sessões de condicionamento) e, vinte e quatro horas após a última sessão, serão submetidos ao teste do sobressalto acústico ao mesmo tempo que terão sua resposta de congelamento avaliada (sessão teste). O estudo consistirá de dois experimentos (exp. I - aquisição e exp. II - expressão), os quais investigarão a aquisição e a expressão do medo condicionado à luz, com seis grupos cada (salina; salina+tween; SCH23390 0,1 mg/kg; SCH23390 0,05 mg/kg; sulpiride 20 mg/kg; sulpiride 40 mg/kg). Dependendo dos resultados obtidos, agonistas seletivos dos receptores dopaminérgicos D1 (SKF38393) e D2 (quimpirole) serão também utilizados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Amanda Ribeiro de. Mecanismos dopaminérgicos na aquisição e expressão do medo condicionado: envolvimento de receptores D1 e D2. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.