Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de proteinas recombinantes para o estudo da resposta ige a alergenos de baratas (blattella germanica e periplaneta americana) em pacientes com asma e/ou rinite.

Processo: 04/06153-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luisa Karla de Paula Arruda
Beneficiário:Michelle Christiane Rodrigues Barbosa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:95/09690-0 - Alérgenos de barata: imunoquímica, biologia molecular e papel na asma, AP.JP
Assunto(s):Hipersensibilidade   Blattella germanica   Asma   Tropomiosina   Periplaneta americana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alergia | Asma | Barata | Blattella Germanica | Periplaneta Americana | Tropomiosina

Resumo

Sensibilização a barata afeta particularmente as populações de baixo nível sócio-econômico. Freqüentemente, o controle ambiental da exposição a barata é difícil de ser realizado. Mesmo quando condições ideais de extermínio do inseto e limpeza do ambiente são atingidas, os níveis de alérgenos no ambiente permanecem elevados por vários meses. Além do controle ambiental e da terapêutica medicamentosa, a imunoterapia é uma modalidade de tratamento para asma e outras doenças alérgicas que tem mostrado benefício ao longo dos anos. Atualmente, os extratos comerciais de barata não são padronizados e existe apenas um estudo, envolvendo um número pequeno de pacientes, que investigou o uso de imunoterapia para barata para o tratamento da asma. O desenvolvimento de técnicas de clonagem molecular possibilitou a produção de alérgenos recombinantes de barata, com excelente atividade biológica, comparável àquela das moléculas homólogas naturais. A disponibilidade de alérgenos recombinantes com alto grau de pureza e em quantidade suficiente, possibilitará no presente trabalho um estudo detalhado da resposta imune a barata, através da determinação da reatividade cutânea a um painel de alérgenos recombinantes de barata, e da realização de estudos in vitro para avaliar a resposta imune IgE a alérgenos de barata, utilizando tropomiosina como modelo. Nossos estudos com alérgenos recombinantes poderão resultar em novas estratégias de diagnóstico e tratamento para as doenças alérgicas causadas por baratas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)