Busca avançada
Ano de início
Entree

Natureza apropriada: a exploração dos recursos naturais na capitania de Santa Catarina (1738-1822)

Processo: 04/06333-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 12 de abril de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Paulo Henrique Martinez
Beneficiário:João Rafael Moraes de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Meio ambiente   Natureza   Recursos naturais   Santa Catarina

Resumo

Este projeto de pesquisa integra o Projeto Temático: A formação do Estado e da nação brasileiros (c. 1750-1850), com apoio da FAPESP, processo 03/00422-0, sob a coordenação do Professor Livre Docente István Jancsó (USP). No intuito de colaborar com essa pesquisa, pretendemos problematizar e analisar, em sua multiplicidade, as práticas político- econômicas de apropriação dos recursos naturais, provenientes da relação entre os diferentes segmentos sociais da Capitania de Santa Catarina com a natureza. Para tanto, buscaremos compreendê-las à luz do "Reformismo ilustrado" luso-brasileiro, que via na exploração econômica dos recursos naturais uma saída para os problemas e a crise que se anunciavam ao Reino português nos fins do século XVIII. Os marcos cronológicos da pesquisa situam-se entre os anos de 1738, data da criação da Capitania de Santa Catarina, e 1822, quando foi incorporada à constelação de províncias do Império brasileiro. A fontes são documentos oficiais referentes à Santa Catarina e reunidos pelo projeto resgate, com apoio da FAPESP e relatos de viajantes e cronistas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, João Rafael Moraes de. Natureza apropriada : a exploração dos recursos naturais na capitania de Santa Catarina (1738-1808). 2007. 246 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras (Campus de Assis). Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.