Busca avançada
Ano de início
Entree

Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças Mbyá

Processo: 04/03548-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marcos Ferreira Santos
Beneficiário:Adriana Queiroz Testa
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação indígena

Resumo

Partindo do pressuposto de que o envolvimento dos povos indígenas na elaboração e na realização dos seus próprios programas educacionais é fundamental para a construção de uma educação escolar específica e diferenciada, pautada nos interesses e necessidades de cada comunidade, torna-se indispensável uma compreensão dos significados e sentidos que os diferentes povos indígenas atribuem à educação e à escola. Neste sentido, a presente pesquisa procura abordar a educação escolar indígena através das experiências e memórias dos Guarani Mbyá, buscando, no recolhimento e na interpretação das suas narrativas de vida, elementos que contribuam para uma compreensão mais aprofundada das suas relações e perspectivas para com a educação escolar. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TESTA, Adriana Queiroz. Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.