Busca avançada
Ano de início
Entree

Soluções arquitetônicas para a proteção e a restauração de conexões em redes ópticas

Processo: 04/04596-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Helio Waldman
Beneficiário:Gustavo da Silva Quiterio
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09850-5 - Núcleo de excelência em conectividade óptica, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Qualidade de serviço   Confiabilidade   Sobrevivência   Redes ópticas

Resumo

O projeto enfoca a busca de soluções arquitetônicas para a alocação de rotas e comprimentos de onda para caminhos de trabalho e de proteção em redes ópticas. Seguindo as tendências impostas a estas redes pela crescente predominância das aplicações IP nos fluxos trafegados, bem como as possibilidades de agregação do tráfego IP conforme suas exigências de qualidade-de-serviço geradas pelo advento da extensão MPLS, as soluções buscarão acomodar requisitos diferenciados de qualidade de restauração do serviço, visando obter a máxima eficiência no uso dos recursos de infraestrutura, bem como limitar o esforço computacional a níveis compatíveis com a necessária escalabilidade da rede. Para esse fim, serão comparados diversos esquemas já sugeridos de compartilhamento da capacidade de proteção, com a finalidade de verificar qual deles oferece melhores condições para acomodar a diferenciação de serviços. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUITERIO, Gustavo da Silva. Estimação da disponibilidade de intervalo em conexões opticas protegidas para a formulação de SLAs. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.