Busca avançada
Ano de início
Entree

A mudanca para o sitio de dona benta: um estudo sobre a presenca de personagens estrangeiros na obra "o picapau amarelo" (1939).

Processo: 04/05203-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Marisa Philbert Lajolo
Beneficiário:Mariana Baldo de Genova
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/08819-4 - Monteiro Lobato (1882-1948) e outros modernismos brasileiros, AP.TEM
Assunto(s):Literatura infantojuvenil   Monteiro Lobato   Narrativa   Intertextualidade

Resumo

A pesquisa A mudança para o sítio de Dona Benta: um estudo sobre a presença de personagens estrangeiros na obra O Picapau Amarelo (1939) integra o projeto temático "Monteiro Lobato (1882-1948) e outros modernismos", (processo FAPESP 2002/08819-4) desenvolvido no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp sob a coordenação da professora Marisa Lajolo. O projeto tem por objetivo pesquisar e analisar a presença de personagens estrangeiros (dos contos de fadas, das histórias em quadrinhos, do cinema e da própria História) na obra O Picapau Amarelo (1939), de Monteiro Lobato. Para a consecução deste objetivo pretende-se analisar documentos do Fundo Monteiro Lobato, depositados no CEDAE - Centro de Documentação Alexandre Eulálio - do Instituto dos Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, particularmente a correspondência dos anos 30 do escritor, com especial destaque para cartas de e para autores modernistas e de e para seus leitores infantis. Espera-se nesta pesquisa, observar motivos, idéias e posições do escritor que possam ter influenciado a criação da obra de que se ocupa este projeto, que tem entre suas metas cotejar as várias edições da obra O Picapau Amarelo e observar a posição do escritor infantil enquanto editor, que pretendia vender livros e enquanto escritor moderno, que tinha como projeto a criação de uma literatura infantil marcadamente brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GENOVA, Mariana Baldo de. As terras novas do sitio : uma nova leitura da obra "O picapau amarelo" (1939). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.