Busca avançada
Ano de início
Entree

A divulgação científica como lugar de formação de imagens e funções

Processo: 04/05079-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Sirio Possenti
Beneficiário:Marcela Franco Fossey
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sujeito   Heterogeneidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é caracterizar a construção do discurso de divulgação científica. Por meio de uma análise das produções discursivas de divulgação da ciência, seria possível depreender os processos de construção do perfil do público consumidor dessas publicações, da imagem de ciência e da sua função na sociedade por eles veiculada, assim como a função outorgada à publicação científica. O ponto de partida está na noção de que todo discurso é constitutivamente marcado por relações imaginárias (Pêcheux, 1969) que se dão no interior de todo processo discursivo, as quais configuram, entre outros traços, condições de produção do discurso. Serão analisadas as produções científicas publicadas em duas revistas distintas: Pesquisa Fapesp e Superinteressante, que teriam como característica inicial um público familiarizado com temas de cunho científico, no primeiro caso, e um público, predominantemente jovem e leigo, no segundo. Trata-se também, consequentemente, de buscar uma delimitação mais precisa entre esses dois tipos de produção discursiva, que, embora se configurem, de modo geral, como divulgação de ciência, ambas têm características próprias, que as distinguem. A fundamentação teórica será buscada em conceitos desenvolvidos pela Análise do Discurso de linha francesa, principalmente aqueles relativos à heterogeneidade discursiva, à memória, ao interdiscurso e ao sujeito. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FOSSEY, Marcela Franco. A semantica global em duas revistas de divulgação cientifica : Pesquisa Fapesp e Superinteressante. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.