Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao da presenca de borrelia sp. em carrapatos amblyomma cajennense em areas do estado de sao paulo com ocorrencia de casos humanos de doenca de lyme-simile.

Processo: 04/03903-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Marcelo Bahia Labruna
Beneficiário:Alexandre Camargo Ataliba
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Borrelia   Doença de Lyme   Carrapatos   Amblyomma cajennense

Resumo

Pesquisas recentes sobre a Doença de Lyme concluíram que a enfermidade no Brasil está provavelmente relacionada a uma espécie de Borrelia diferente das espécies causadoras de doença de Lyme no hemisfério Norte e há evidências epidemiológicas para que esta doença no Brasil seja transmitida para humanos através do parasitismo de carrapatos do gênero Amblyomma, ao contrário do hemisfério Norte, onde a doença de Lyme é transmitida por carrapatos do gênero Ixodes. Por estas razões, a doença brasileira passou a ser chamada de Doença de Lyme-Símile (DLS). Recentemente foi constatado nos EUA, uma nova borreliose clínica (causada por Borrelia lonestari), transmitida pelo carrapato Amblyomma americanum. Estudos adicionais constataram carrapatos Amblyomma cajennense infectados por B. lonestari nos EUA. Como a ecologia da doença causada por B. lonestari nos EUA é bastante semelhante à DLS no Brasil, o presente projeto objetiva investigar a presença de B. lonestari, ou algum agente similar, em carrapatos A. cajennense provenientes de áreas onde foram relatados casos humanos de DLS no Estado de São Paulo. Para tal investigação, será utilizado um método de nested-PCR com primers para porções do gene flagelina B, considerado recentemente um método de escolha para detecção de B. lonestari em carrapatos do gênero Amblyomma. Fragmentos amplificados, de tamanho esperado, serão seqüenciados para identificação genotípica da espécie de Borrelia infectando os carrapatos A. cajennense. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ATALIBA, Alexandre Camargo. Estudo de Borrelia spp. no Brasil. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.