Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do agonista dos receptores gama ativados pelo proliferador de peroxisomo (PPAR gama), rosiglitazona, na prevenção e na reversibilidade das lesões anatômicas e funcionais

Processo: 04/04685-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Alvaro Pacheco e Silva Filho
Beneficiário:Mauricio Galvao Pereira
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A nefropatia crônica do enxerto (NCE) é a principal causa de falência do enxerto, sendo a nefrotoxicidade pela ciclosporina um fator relevante na fisiopatologia. Disfunção endotelial, proliferação celular, infiltração de células inflamatórias, síntese de citocinas pró-fibróticas como TGF-beta, PAI-1 e maior produção de matrix extracelular são características destas entidades. Estudos experimentais têm demonstrado, a capacidade dos agonistas PPARgama em reverter a disfunção endotelial, diminuir a proliferação celular e a infiltração de células inflamatórias, além de reduzir a produção de TGF-beta e PAI-1, com aparente efeito anti-fibrótico. O papel dos agonistas dos PPARgama na prevenção, reversão e retardamento da lesão fibrótica e das alterações funcionais presentes na nefrotoxicidade pela ciclosporina e na NCE ainda é desconhecido. Utilizaremos modelos já estabelecidos de NCE e nefrotoxicidade pela ciclosporina, nos quais será administrado um agonista do PPARgama, rosiglitazona. Um grupo receberá a rosiglitazona desde o início, enquanto outro apenas tardiamente, com a lesão renal já estabelecida, avaliando sua eficácia tanto na prevenção como na reversibilidade destes dois mecanismos de falência crônica do enxerto. Parâmetros funcionais, extensão de fibrose renal e transcritos gênicos de moléculas envolvidas na ação dos PPARgama e na fibrogênese serão estudadas. O conhecimento dos efeitos destas drogas nestes modelos abre perspectivas para alternativas futuras no, manuseio de pacientes com disfunção crônica do enxerto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA‚ M.G.; CÂMARA‚ N.O.S.; CAMPAHOLLE‚ G.; CENEDEZE‚ M.A.; DE PAULA ANTUNES TEIXEIRA‚ V.; DOS REIS‚ M.A.; PACHECO-SILVA‚ A. Pioglitazone limits cyclosporine nephrotoxicity in rats. International Immunopharmacology, v. 6, n. 13, p. 1943-1951, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.