Busca avançada
Ano de início
Entree

Oscilacao mecanica in vitro de tecido pulmonar periferico nas fases imediata e tardia da resposta inflamatoria de cobaias sensibilizadas com ovoalbumina.

Processo: 03/10080-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Marisa Dolhnikoff
Beneficiário:Tatiana Lancas
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/08422-7 - Mecanismos de inflamação pulmonar na asma: estudos clínicos e experimentais, AP.TEM
Assunto(s):Cobaias   Inflamação crônica   Asma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Asma | Cobaias | Fase Imediata E Tardia | Inflamacao Cronica | Mecanica Oscilatoria | Tecido Pulmonar Periferico

Resumo

Tem sido demonstrado que a resistência do tecido pulmonar periférico aumenta em resposta a estímulo broncoconstritor. Ratos sensibilizados com ovoalbumina (OA) mostram resposta do tecido pulmonar após desafio. No presente estudo pretendemos investigar o comportamento temporal da mecânica de tecido pulmonar de cobaias sensibilizadas com ovoalbumina ou salina (controles) com o objetivo de analisar a participação do tecido pulmonar periférico na resposta inflamatória tardia. Métodos: A mecânica de fatias de tecido pulmonar será estudada em 2 (I), 17 (T1) e 72 (T2) horas após o desafio com OA. Utilizando um transdutor de força e um braço oscilatório conectados à fatia de tecido, são calculadas a resistência (R) e elastância (E) do tecido no estado basal e após adição de Acetilcolina em doses crescentes de 10-9 até 10-2 M. Resultados: Os resultados preliminares do estudo mostram que o maior aumento na R é observado na dose 10-4 M em todos os grupos. Há uma diferença significativa na resistência máxima entre o grupo controle e o grupo imediato (I) (p< 0.05). Não houve diferença na elastância entre os grupos. Não foi observada resposta tardia nos tempos analisados (17 e 72 hs). O período de resposta tardia será detectado através de mecânica não-invasiva na próxima fase do estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LANCAS, Tatiana. Caracterização das fases imediata e tardia da resposta inflamatória de tecido pulmonar periférico de cobaias sensibilizadas. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.