Busca avançada
Ano de início
Entree

Oscilação mecânica in vitro de tecido pulmonar periférico nas fases imediata e tardia da resposta inflamatória de cobaias sensibilizadas com ovoalbumina

Processo: 03/10080-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Marisa Dolhnikoff
Beneficiário:Tatiana Lancas
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/08422-7 - Mecanismos de inflamação pulmonar na asma: estudos clínicos e experimentais, AP.TEM
Assunto(s):Cobaias   Inflamação crônica   Asma

Resumo

Tem sido demonstrado que a resistência do tecido pulmonar periférico aumenta em resposta a estímulo broncoconstritor. Ratos sensibilizados com ovoalbumina (OA) mostram resposta do tecido pulmonar após desafio. No presente estudo pretendemos investigar o comportamento temporal da mecânica de tecido pulmonar de cobaias sensibilizadas com ovoalbumina ou salina (controles) com o objetivo de analisar a participação do tecido pulmonar periférico na resposta inflamatória tardia. Métodos: A mecânica de fatias de tecido pulmonar será estudada em 2 (I), 17 (T1) e 72 (T2) horas após o desafio com OA. Utilizando um transdutor de força e um braço oscilatório conectados à fatia de tecido, são calculadas a resistência (R) e elastância (E) do tecido no estado basal e após adição de Acetilcolina em doses crescentes de 10-9 até 10-2 M. Resultados: Os resultados preliminares do estudo mostram que o maior aumento na R é observado na dose 10-4 M em todos os grupos. Há uma diferença significativa na resistência máxima entre o grupo controle e o grupo imediato (I) (p< 0.05). Não houve diferença na elastância entre os grupos. Não foi observada resposta tardia nos tempos analisados (17 e 72 hs). O período de resposta tardia será detectado através de mecânica não-invasiva na próxima fase do estudo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LANCAS, Tatiana. Caracterização das fases imediata e tardia da resposta inflamatória de tecido pulmonar periférico de cobaias sensibilizadas. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.