Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das alterações no ciclo de nitrogênio em uma cronoseqüência de florestas secundárias na região amazônica utilizando a metodologia isotópica (d15N)

Processo: 04/04098-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Martinelli
Beneficiário:Adelaine Michela e Silva Figueira
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Nitrogênio   Isótopos   Amazônia

Resumo

Nas últimas décadas, as florestas secundárias vêm assumindo cada vez mais um papel importante na Amazônia e os indícios que elas possam funcionar diferentemente das florestas primárias levanta a necessidade de melhor entendermos seu funcionamento ecológico. Este trabalho propõe investigar o ciclo de nitrogênio em áreas de florestas secundárias (sucessionais) de diversas idades na região Bragatina, Estado do Pará, dentro do escopo de um projeto de colaboração entre o Museu Paraense Emilio Goeldi, Embrapa Amazônia Oriental, Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia (IPAM), Woods Hole Research Center e Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP). Esta região caracteriza-se por longo histórico de colonização e substituição da floresta primária por agricultura. Muitas destas áreas de cultivo são abandonadas e a dinâmica desse processo, em diferentes períodos, proporciona um mosaico de florestas sucessionais com idades distintas. Esta rica paisagem permite exercícios de extrapolação dos efeitos das alterações no uso da terra pelo homem para outras regiões com características sócio-ambientais semelhantes. Portanto este histórico é crucial no entendimento da dinâmica de nutrientes, especialmente o nitrogênio, em florestas remanescentes e sucessionais em áreas de intensa alteração no uso do solo na Amazônia. Neste estudo, o d15N tem se mostrado uma ferramenta muito útil, principalmente devido a seu caráter integrador. (AU)