Busca avançada
Ano de início
Entree

A trajetória recente da institucionalização do capital de risco no Brasil: implicações para o futuro

Processo: 04/05075-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 22 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Industrial
Pesquisador responsável:Sergio Luiz Monteiro Salles Filho
Beneficiário:Leide Albergoni do Nascimento
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Capital de risco   Financiamento   Institucionalização   Inovações tecnológicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capital De Risco | Financiamento Tecnologico | Inovacao Tecnologica | Politica De Ct&I | Projeto Inovar

Resumo

As pequenas empresas de base tecnológica desempenham, em geral, um papel fundamental nos sistemas de inovação. No entanto enfrentam dificuldades de diversas naturezas, particularmente aquelas relacionadas a poder de mercado e a acesso a fontes de financiamento. O financiamento por meio de capital de risco constitui um mecanismo adequado às necessidades dessas empresas, uma vez que não se baseia em crédito, dispensa a apresentação de garantias reais; e elimina o pagamento de juros e amortizações, facilitando a geração de fluxo de caixa positivo. Ademais, conta com acompanhamento do venture capitalist, que além de compartilhar os riscos do negócio, auxilia no processo de tomada de decisões estratégicas. O financiamento via capital de risco surgiu nos EUA e foi fundamental para o desenvolvimento de empresas de base tecnológica que hoje são referências mundial, como a Apple, a Microsoft e a Compaq. A experiência de outros países mostra que o desenvolvimento do mercado de capital de risco necessita de políticas de incentivo acompanhadas de medidas institucionais que assegurem o desenvolvimento de um aparato institucional sólido e confiável. No Brasil, as principais medidas adotadas datam da década de 90 e transformações importantes atualmente estão em curso. O objetivo desse trabalho é o de analisar as transformações recentes no mercado de capital de risco no Brasil, comparando com o que vem ocorrendo em países emergentes e procurando identificar os elementos críticos ao desenvolvimento desse mercado no … (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Leide Albergoni do. A trajetoria recente da institucionalização do venture capital no Brasil: implicações para o futuro. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.