Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem e controle de unidades de craqueamento catalitico-fcc

Processo: 04/05095-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2004
Vigência (Término): 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Pleycienne Trajano Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14384-3 - Integração de processos químicos contínuos em tempo real, AP.TEM
Assunto(s):Controle de processos

Resumo

Este projeto de pesquisa está vinculado ao projeto Temático Processo 98/14384-3 sendo um dos casos de estudo considerados para o desenvolvimento e análise de desempenho das ferramentas de integração de processos em tempo real. Tomando como base trabalhos já realizados no Laboratório de Otimização, Projeto e Controle Avançado este projeto de pesquisa tem os seguintes objetivos: i) Aperfeiçoar o modelo e desenvolver um código computacional para simular de maneira fiel o comportamento dinâmico de uma unidade FCC. Os modelos serão determinísticos; ii)Formalizar o procedimento para o uso de modelos não lineares, com ênfase nos modelos baseados em redes neurais artificiais e sistemas nebulosos, como uma estrutura de modelo genérica para a identificação de processos dinâmicos não lineares e o seu posterior uso no projeto de sistemas de controle avançado. iii)Desenvolver controladores automáticos utilizando os modelos obtidos na etapa anterior, visando obter operação da planta FCC com alto desempenho. Na fase de modelagem, para o riser será implementado um modelo de cinética de reações com quatro lumps- Vaporização instantânea da carga; Modelo de duas fases (sólida e gasosa);para o regenerador e para o vaso separador serão também consideradas novos contribuições detalhadas no projeto. Também no projeto são detalhados as abordagens a serem utilizadas para a construção dos modelos não lineares e para o desenvolvimento do controlador avançado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Pleycienne Trajano. Modelagem e controle de unidades de craqueamento catalitico - FCC. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.