Busca avançada
Ano de início
Entree

Construcao de mapa molecular de uma populacao de eucalyptus grandis segregante para o carater florescimento precoce utilizando marcadores rapd.

Processo: 04/04630-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Celso Luis Marino
Beneficiário:Tania Mara Bortoloto
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Mapeamento genético   Eucalyptus grandis   Marcador molecular

Resumo

O Eucalyptus é um gênero arbóreo exótico de grande importância para as empresas florestais brasileiras. Além de ser fonte de madeira, sua polpa de celulose é a mais utilizada para a fabricação de papel. Devido à importância econômica do gênero, há um grande interesse em seu melhoramento genético. Um dos problemas encontrados no melhoramento clássico é o tempo necessário para a obtenção de um ciclo de seleção, isso por se tratar de espécies florestais. Uma das maneiras de minimizar este problema é o uso de técnicas de genética molecular, que possibilita a seleção precoce de indivíduos. Dentre elas, destaca-se a construção de mapas genéticos a partir de marcadores moleculares. Através desta técnica, podem ser encontrados genes de importância dentro das populações estudadas. O mapeamento genético de uma população segregante para um caráter de interesse silvicultural pode trazer importantes dados para uma seleção de genótipos superiores utilizando marcadores moleculares. O objetivo deste trabalho é a construção de um mapa genético molecular utilizando marcadores tipo RAPD associado com a técnica de BSA (Bulked Segregant Analysis)) abrindo a possibilidade de encontrar marcadores ligados à região do genoma que controla o florescimento precoce em eucalipto. Para isso será utilizado uma população de Eucalyptus grandis, composta por 117 indivíduos, segregante para a característica florescimento precoce, cujos genitores são contrastantes para a mesma. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORTOLOTO, Tania Mara. Construção de mapa molecular de uma população de Eucalyptus grandis segregante para o caráter florescimento precoce utilizando marcadores RAPD. 89 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.