Busca avançada
Ano de início
Entree

Estilo e qualidade de vida biológica em San Pedro de Atacama: o que dizem os esqueletos subadultos

Processo: 04/04054-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Walter Alves Neves
Beneficiário:Pedro José Tótora da Glória
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antropologia biológica   Arqueologia   Deserto de Atacama

Resumo

A região do deserto de Atacama, norte do Chile, possui condições propícias para a conservação arqueológica. Uma grande quantidade de esqueletos ali bem preservados vem permitindo um intercâmbio rico entre estudos bioantropológicos e arqueológicos. Dentro desse contexto, o presente estudo concentra-se nos esqueletos humanos subadultos de San Pedro de Atacama. O universo amostral é de 88 esqueletos subadultos (menores de vinte anos) de três cemitérios diferentes: Solcor-3, Coyo-3 e Quitor-6; a datação desses cemitérios varia de 250 até 1240 A.D. Duas abordagens serão realizadas neste estudo: caracterização geral e comparação entre distintos períodos da pré-história atacamenha. A primeira delas consistirá na divisão da amostra em faixas etárias para cada um dos sete marcadores osteológicos analisados. Estes dados serão comparados com outras regiões do mundo. A segunda abordagem comparará quatro períodos distintos da pré-história atacamenha: anterior à influência do império Tiwanaku, auge da influência Tiwanaku, fase final da influência Tiwanaku e posterior à influência Tiwanaku. A hipótese central a ser testada neste estudo é a de que houve uma melhoria significativa na qualidade de vida biológica na região de San Pedro de Atacama durante o auge da influência Tiwanaku. A hipótese de que ocorreu uma piora acentuada na qualidade de vida biológica atacamenha devido a uma seca nos andes centrais ocorrida após o ano 1000 A.D., também será examinada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDRO JOSÉ TÓTORA DA-GLORIA; WALTER ALVES NEVES; MARIA ANTONIETTA COSTA JUNQUEIRA; RAFAEL BARTOLOMUCCI. NONSPECIFIC INFECTIOUS DISEASES IN PREHISTORIC SAN PEDRO DE ATACAMA, NORTHERN CHILE. Chungará (Arica), v. 43, n. 1, p. 135-146, Jun. 2011.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GLÓRIA, Pedro José Tótora da. Estilo e qualidade de vida biológica em San Pedro de Atacama: o que dizem os esqueletos subadultos. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.