Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação funcional e estrutura genômica de 20 genes nucleares associados a atividade da citocromo oxidase em Paracoccidioides Brasiliensis

Processo: 04/05559-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Marina Pasetto Nobrega
Beneficiário:Simone Cristina Borges Bandeira
Instituição-sede: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Mitocôndrias

Resumo

Identificar e caracterizar funcionalmente os genes de Paracoccidioides brasiliensis, que codificam para proteínas homólogas aos polipeptídeos de levedura S. cerevisiae relacionados à função e biogênese da citocromo oxidase mitocondrial. Concentraremos os estudos em vinte (20) genes já identificados. Verificaremos se estes genes completos são funcionalmente ativos no sistema heterólogo. Basicamente os genes selecionados de P. brasiliensis (cDNA completo) serão clonados em vetor com promotor regulável ou constitutivo e serão introduzidos em linhagem de levedura haplóide (ou diplóide heterozigota para o estudo de genes essenciais) contendo o gene de interesse inativado. Verificaremos assim se os demais genes completos são funcionalmente ativos no sistema heterólogo. Faremos a seguir os estudos de estrutura destes genes no genoma de P. brasiliensis verificando a existência e localização de introns. Verificaremos sua expressão em P. brasiliensis nas fases micelial e leveduriforme e durante a transição induzida por temperatura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BANDEIRA, SIMONE C. B.; NOBREGA, MARINA P. Characterization of Paracoccidioides brasiliensis COX9, COX12, and COX16 respiratory genes. MYCOLOGICAL RESEARCH, v. 112, n. 12, p. 1414-1420, DEC 2008. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.