Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da desnutrição protéica precocemente corrigida na morfologia da cartilagem epifisária de Coelhos (Nova Zelândia)

Processo: 04/04083-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Francisco Javier Hernandez Blazquez
Beneficiário:Vivian Vargas de Moraes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cartilagem   Lâmina de crescimento   Desnutrição proteica   Radiografia

Resumo

Diversos autores comprovam a influência de um episódio de desnutrição protéica crônica no crescimento pôndero-estatural e sua contribuição para alterações morfológicas na cartilagem epifisária. Entretanto, não são bem definidos os efeitos da desnutrição protéica precocemente corrigida no processo de ossificação da cartilagem epifisária e sua interferência no potencial genético de crescimento. Deste modo, este trabalho objetiva analisar as repercussões da desnutrição protéica precocemente corrigida no comportamento da cartilagem epifisária sob quatro aspectos: Mensurações corpóreas, radiografia, densitometria óssea e histologia, Para a realização dessa pesquisa serão utilizados 5 coelhos adultos da raça Nova Zelândia, sendo 4 fêmeas designadas como matrizes e 1 macho como reprodutor. Durante as fases de gestação e aleitamento as fêmeas serão divididas em dois grupos. O grupo I será alimentado com ração normoprotéica e o grupo II com ração lipoprotéica. Após desmame todos os filhotes serão alimentados com dieta normoprotéica. O grupo I será considerado como controle enquanto o grupo II reproduzirá experimentalmente um quadro de desnutrição protéica precocemente corrigida. Todos os grupos serão submetidos, quinzenalmente, às seguintes mensurações corpóreas: peso, comprimento céfalo-caudal e perímetro cefálico. No 100º dia de vida os animais serão sacrificados e a cartilagem epifisária distal do fêmur direito será destinada à avaliação radiográfica, densitometria óssea e cortes histológicos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Vivian Vargas de. Efeito da desnutrição protéica precocemente corrigida na morfologia da epífise de crescimento de coelhos (Nova Zelândia). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.