Busca avançada
Ano de início
Entree

Sensoriamento remoto aplicado na analise ambiental e ordenamento territorial da reserva de desenvolvimento sustentavel amana.

Processo: 04/06071-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Carlos Roberto de Souza Filho
Beneficiário:Gustavo Manzon Nunes
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Recursos naturais   Amazônia   Sensoriamento remoto   Ecologia da paisagem

Resumo

O objetivo desse projeto de doutorado compreende a geração de informações para auxiliar o manejo racional e sustentável dos recursos naturais, considerando a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã como estudo de caso. Atualmente a conservação da natureza pode contar com dados advindos do Sensoriamento Remoto, além de ferramentas poderosas para a realização de operações espaciais, os Sistemas de Informações Geográficas, que permitem a realização de estudos e avaliações mais rápidas, eficientes e de boa relação custo benefício, em áreas extensas e inóspitas, como a Amazônia, documentando inúmeros processos nas paisagens. A existência de áreas como a RDS Amanã, serve de modelo para o setor de preservação como também para o entendimento de processos e mudanças globais. Possibilitam a realização de estudos que visam a compreensão de processos ecológicos em ecossistemas complexos como é o caso do Bioma Amazônico. É importante relacionar as práticas de manejo atribuídas à preservação da biodiversidade, a caminho do manejo florestal sustentável integrando objetivos sociais e ambientais. Assim, este trabalho visa contribuir com o entendimento de processos como o fluxo de carbono na atmosfera, melhorar o conhecimento de espécies florestais de relevada importância e subsidiar o planejamento de estratégias na dinâmica de uso da vegetação para a restauração das funções do ecossistema. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNES, Gustavo Manzon. Sensoriamento remoto aplicado na analise da cobertura vegetal das reservas de desenvolvimento sustentavel Amana e Mamiraua. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.