Busca avançada
Ano de início
Entree

Hipertensao arterial e condicoes de vida: desigualdade em saude entre pessoas que referiram hipertensao arterial em inquerito domiciliar de base populacional na regiao metropolitana de sao paulo.

Processo: 04/04037-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Chester Luiz Galvão Cesar
Beneficiário:Jacques Jose Gomes de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipertensão   Desigualdade   Acesso aos serviços de saúde

Resumo

Mundialmente está havendo um aumento das disparidades relacionadas às condições socioeconômicas com importante impacto sobre o perfil de morbi-mortalidade. A hipertensão arterial é um dos mais importantes determinantes das desigualdades em saúde para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte na maioria dos países inclusive no Brasil. Objetivo: Avaliar as desigualdades em saúde entre hipertensos da região Metropolitana da Grande São Paulo. Métodos: Trata-se da análise de dados de estudo de corte transversal e base populacional, com uso de questionários aplicados por meio de entrevistas domiciliares realizadas em 2002: o "Inquérito de Saúde no Estado de São Paulo - ISA-SP". Serão estudados os residentes no distrito do Butantã (município de São Paulo) e dos três municípios da região sudoeste da Grande São Paulo incluídos na pesquisa (Taboão da Serra, Embu e Itapecerica da Serra) - um total de 3646 entrevistas. Para todos os que referiram hipertensão arterial, serão analisados detalhadamente as condições de vida, perfil de saúde, acesso e uso de serviços de saúde, sendo os dados também comparados com os da população geral de entrevistados, segundo as características demográficas e nos vários estratos de condições de vida. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Jacques Jose Gomes de. Hipertensão arterial referida e uso de anti-hipertensivos em adultos na cidade de São Paulo, 2003: um estudo de base populacional. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.