Bolsa 04/05092-1 - Pulpotomia, Colágeno - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta pulpar e periapical de dentes de caes apos pulpotomia e utilizacao da proteina morfogenetica ossea (rhbmp-7). estudo histopatologico e radiografico.

Processo: 04/05092-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Léa Assed Bezerra da Silva
Beneficiário:Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pulpotomia   Colágeno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colageno | Pulpotomia

Resumo

O propósito do presente trabalho será a avaliação radiográfica e histopatológica da resposta pulpar e periapical de dentes de cães após pulpotomia e utilização da Proteína Morfogenética Óssea Recombinante Humana e do Colágeno. Sessenta dentes de 6 cães serão divididos em 4 grupos, conforme os materiais utilizados: Grupo I (Experimental): Proteína Óssea Morfogenética (rhBMP-7) em 20 dentes, Grupo II (Experimental): Colágeno em 20 dentes, Grupo III (Controle Negativo): Hidróxido de Cálcio p.a. em 10 dentes e Grupo IV (Controle Positivo): Óxido de Zinco e Eugenol em 10 dentes. Decorrido os períodos experimentais (7 ± 2 dias e 70 ± 5 dias) os animais serão sacrificados, as maxilas e mandíbulas dissecadas e os dentes removidos individualmente em blocos serão corados pela Hematoxilina e Eosina, Tricrômico de Mallory e Brown & Brenn e submetidos a análise histopatológica, em microscópio de luz comum, baseada nos seguintes parâmetros: deposição de tecido mineralizado no local da exposição pulpar, tipo e intensidade do infiltrado inflamatório no tecido pulpar e na região periapical, e presença de bactérias. A avaliação radiográfica será realizada através de radiografias periapicais obtidas previamente à execução dos atos operatórios e após os períodos experimentais, com relação à integridade da lâmina dura, presença ou ausência de reabsorções radiculares, áreas de rarefação óssea periapical e formação ou não de ponte de dentina. Os resultados serão submetidos à análise estatística pelo teste não paramétrico de Mann-Whitney (Teste U). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEZERRA DA SILVA, LEA ASSED; GARCIA DE PAULA E SILVA, FRANCISCO WANDERLEY; LEONARDO, MARIO ROBERTO; ASSED, SADA. Radiographic Evaluation of Pulpal and Periapical Response of Dogs' Teeth After Pulpotomy and Use of Recombinant Human Bone Morphogenetic Protein-7 as a Capping Agent. JOURNAL OF DENTISTRY FOR CHILDREN, v. 75, n. 1, p. 6-pg., . (05/54428-5, 04/05092-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Francisco Wanderley Garcia de Paula e. Resposta pulpar e periapical de dentes de cães após pulpotomia e utilização da proteína óssea morfogenética (rHuBMP-7). Estudo histopatológico e radiográfico. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.