Busca avançada
Ano de início
Entree

Ambiente integrado para simulação, monitoramento e controle remoto de bioprocesso através da internet avançada: o caso da proteólise de soro de queijo

Processo: 04/08389-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Roberto de Campos Giordano
Beneficiário:Gilson Alexandre Pinto
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Controle adaptativo   Proteólise   Bioprocessos

Resumo

O controle da liberação de resíduos protéicos líquidos gerados em processos da agroindústria e da indústria de alimentos é questão de grande relevância no contexto brasileiro. Uma solução muito atraente para o caso é a transformação desses resíduos em produtos comercializáveis. Dentre os resíduos líquidos, de grande interesse para o Brasil é o soro lácteo oriundo da manufatura do queijo. Promovendo-se sua hidrólise controlada, com auxílio de enzimas imobilizadas em suporte inerte, é possível alterar ou evidenciar propriedades funcionais dos polipeptídios produzidos, aumentando assim suas aplicações. O projeto aqui apresentado visa a dar continuidade ao estudo e desenvolvimento desse processo. Esta proposta se desdobra em três vertentes: A) continuidade da pesquisa de técnicas de controle avançado, com enfoque em algoritmos adaptativos, em razão da grande variabilidade sazonal da matéria-prima. B) desenvolvimento de aplicativos para monitoração e controle remoto, via Internet avançada. O controle à distância de unidades geograficamente distribuídas é uma alternativa particularmente interessante para este caso. C) inserção desses aplicativos em ambiente amigável ao usuário, incluindo um simulador estacionário do processo, com ferramentas para análise de custos em tempo real. Essa pesquisa se insere no programa Kyatera da FAPESP, no bojo do projeto 03/08155-1, sob coordenação, no DEQ/UFSCar, do Prof. Roberto C. Giordano. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO, GILSON A.; GIORDANO, RAQUEL L. C.; GIORDANO, ROBERTO C. Remote engineering for a cheese whey biorefinery: an Internet-based application for process design, economic analysis, monitoring, and control of multiple plant sites. Bioprocess and Biosystems Engineering, v. 32, n. 1, p. 69-78, Jan. 2009. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.