Busca avançada
Ano de início
Entree

Integração de diferentes técnicas de investigação para avaliação da poluição e contaminação de uma área de disposição de resíduos sólidos urbanos

Processo: 04/08720-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Heraldo Luiz Giacheti
Beneficiário:Giulliana Mondelli
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Geotecnia ambiental   Solo tropical   Resíduos urbanos   Sondagem dos solos   Contaminação

Resumo

O principal objetivo dessa pesquisa é dar continuidade aos estudos para a avaliação da contaminação do entorno do aterro de resíduos sólidos urbanos de Bauru. A proposta de utilização de uma metodologia que engloba ensaios geotécnicos, geofísicos e geoambientais continuará sendo estudada e desenvolvida para que problemas de contaminação causados pela disposição inadequada de resíduos sejam corretamente solucionados. Inicialmente, sugere-se a realização de uma campanha de ensaios RCPTU com amostragem de água e solo, que visará encontrar um local que possa representar adequadamente as características geológicas e geotécnicas do aterro, que servirá como referência de valores de resistividade para solos não contaminados. Em seguida, propõe-se a construção de um sistema para medida da resistividade em laboratório, para que os valores de resistividade sejam avaliados com relação ao tipo de poluente, ao grau de saturação e à porosidade do solo que ocorre no local, os quais são de difícil detecção e controle no campo. Ensaios geotécnicos de caracterização e geoambientais com percolação de poluentes para avaliação da capacidade de retenção de alguns metais pesados também serão realizados durante a campanha de ensaios no laboratório. Somente após esta campanha, é que a reinterpretação e a análise de novos ensaios geofísicos, RCPTU e da água coletada dos poços de monitoramento serão realizadas, a fim de aferir o sentido, a extensão, a intensidade e a evolução da pluma com o tempo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONDELLI, Giulliana. Integração de diferentes técnicas de investigação para avaliação da poluição e contaminação de uma área de disposição de resíduos sólidos urbanos. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.