Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito da aplicação do RNAi na infecção pelo pneumovírus aviário

Processo: 03/14012-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Clarice Weis Arns
Beneficiário:Helena Lage Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

A pneumovirose aviária, também chamada de rinotraqueíte dos perus ou síndrome da cabeça inchada em galinhas (SCI), é uma doença do trato respiratório superior. A dificuldade de propagação in vitro do pneumovírus aviário (PVA) leva a crer que o isolamento viral não é o método de escolha para o diagnóstico de rotina das infecções por este agente. O objetivo deste trabalho é pesquisar amostras de PVA oriundas de aves no território nacional buscando verificar a presença de diferentes subgrupos circulantes (A, B, D e C). Para tanto será desenvolvida uma técnica nova para PVA através da detecção e caracterização baseada na hibridização de produtos do RT-PCR em placa, chama de "RT-PCR- ELISA". Serão utilizadas sondas subgrupo específicas a serem definidas por análise das seqüências disponíveis no GenBank. No mundo, há, até o momento, quatro subgrupos (A, B, C e D) do PVA identificados, sendo A e B os mais prevalentes. Entretanto, no Brasil há relatos de dois isolados de PVA, todos pertencentes ao subgrupo A. Estes dados demonstram que estudos sistemáticos' devem ser realizados para que outros subgrupos, se presentes, sejam identificados no pais. Além disso, aves que possam servir como reservatório do PVA entre surtos também não estão definidos no Brasil. Desta maneira, o RT-PCR-ELISA poderá contribuir para a eliminação das limitações encontradas na detecção e classificação do PVA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Aves imunizadas 
56º Prêmio Fundação Bunge anuncia vencedores 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, HELENA LAGE; SPILKI, FERNANDO ROSADO; APARECIDA BIANCHI DOS SANTOS, MARCIA MERCES; DE ALMEIDA, RENATA SERVAN; ARNS, CLARICE WEIS. Comparative evaluation of conventional RT-PCR and real-time RT-PCR (RRT-PCR) for detection of avian metapneumovirus subtype A. Ciência Rural, v. 39, n. 5, p. 1445-1451, AUG 2009. Citações Web of Science: 5.
FERREIRA‚ H.L.; SPILKI‚ F.R.; ALMEIDA‚ R.S.; SANTOS‚ M.M.A.B.; ARNS‚ C.W. Inhibition of avian metapneumovirus (AMPV) replication by RNA interference targeting nucleoprotein gene (N) in cultured cells. Antiviral Research, v. 74, n. 1, p. 77-81, 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Helena Lage. Estudo do efeito da interferência por RNA (RNAi) na replicação do metapneumovírus aviário (AMPV) subtipo A in vitro. 2007. 80 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.