Busca avançada
Ano de início
Entree

Estatísticas de segunda ordem de canais de comunicações sem fio ricianos

Processo: 04/05031-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Michel Daoud Yacoub
Beneficiário:Jose Ricardo Mendes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

A pesquisa visa ao estudo das estatísticas de segunda ordem de canais de comunicações móveis ricianos. As funções densidade de probabilidade das fases e envoltórias de duas variáveis ricianas deverão ser obtidas. No entanto, o principal objetivo deste projeto é encontrar a correlação da envoltória de um sinal em um ambiente Riciano, e seus respectivos coeficientes de correlação, tempo de coerência e largura de banda de coerência. Para este tipo de ambiente, os principais fatores que influenciam estas características são: 1. razão entre a potência do componente de linha de visada direta e a potência do componente de múltiplo percurso (fator de Rice); 2. distribuição dos ângulos de chegada dos componentes do sinal espalhado; 3. distribuição dos tempos de chegada dos componentes do sinal espalhado; 4. ângulo entre a linha de visada direta e a velocidade do receptor móvel; 5. diferenças de potências (AC e DC) entre pontos distintos no espaço; A influência de cada um destes fatores deverá ser analisada. Por fim, objetiva-se encontrar expressões do coeficiente de correlação para quaisquer potências inteiras da envoltória do sinal. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDES, Jose Ricardo. Coeficientes de correlação e parametros de coerencia de canais com desvanecimento. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.