Busca avançada
Ano de início
Entree

Redes de intercâmbio na região oriental das Guianas

Processo: 04/09058-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Dominique Tilkin Gallois
Beneficiário:Gabriel Coutinho Barbosa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Estudo sobre as redes de relações na região das Guianas e a circulação de bens ao longo das mesmas, a partir do exemplo etnográfico fornecido pelos Aparai e Wayana (caribe) que habitam o rio Paru de Leste, no norte do Pará (Brasil). Trata-se de: [1] descrever e comparar as diversas modalidades de prestação e intercâmbio que promovem a circulação de bens em diferentes contextos (no interior do grupo doméstico, da aldeia e do grupo local, na interação com outros grupos indígenas e com não-índios); [2] identificar os princípios e valores que orientam essas práticas, as regras e os ideais de conduta entre os protagonistas, as qualidades e os graus de alteridade articulados nessas relações; [3] examinar os modos como os próprios Aparai e Wayana concebem essas modalidades de transação, relacionam e comparam umas com as outras; por fim, [4] compreender como as redes de relações regionais se atualizam e a que tipo de transformações elas estão sujeitas com o advento de novas situações, como o comércio de artesanato e de mercadorias industrializadas, as relações impessoais de mercado e o uso do dinheiro. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Gabriel Coutinho. Os Aparai e Wayana e suas redes de intercâmbio. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.