Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de lente de contato biossintética com liberação gradual de ciprofloxacina para tratamento de ceratite experimental por Staphylococcus aureus em cães

Processo: 04/06736-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:José Joaquim Titton Ranzani
Beneficiário:Daniela Nogueira Cremonini
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cães   Biomateriais   Córnea   Acetobacter   Ciprofloxacino

Resumo

Frente às características previamente estudadas, de uma película de celulose microfibrilar biossintética, produzida a partir de um processo de fermentação da bactéria Acetobacter xilinum, pretende-se estudar a ação de uma lente de contato, produzida com o mesmo material, adicionada de ciprofloxacina, com liberação gradual desta, para tratamento de ceratite induzida experimentalmente por Staphilococcus aureus em cães. Este tecido biossintético é caracterizado por possuir ação protetora, cicatrizante e seletiva à penetração de microorganismos contaminantes, em lesões de pele. O presente estudo avaliará a ação deste material sobre o tecido coreano, por análise clínica e morfológica. A liberação do antibiótico em questão será avaliada qualitativamente, por cromatografia líquida a partir da lágrima e por cultivo microbiológico para controlar o crescimento da bactéria inoculada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
D.N. CREMONINI; J.J.T. RANZANI; M.L.R.S. CUNHA; F.G. TONIN; C.V.S. BRANDÃO; Y. MESSADEQ. Liberação intraocular de ofloxacina associada a lente de contato biossintética em ceratite bacteriana experimental em cães. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 62, n. 4, p. 791-796, Ago. 2010.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CREMONINI, Daniela Nogueira. Lente de contato biossintética com liberação gradual de ofloxacina para tratamento de ceratite experimental por Staphylococcus aureus em cães. 2008. 95 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.