Busca avançada
Ano de início
Entree

Indicadores emocionais e concepções acerca do papel materno e do desenvolvimento do bebê, em mães de RN pré-termo (<1500g) comparadas com mães de RN a termo

Processo: 02/14188-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Martins Linhares
Beneficiário:Flávia Helena Pereira Padovani
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento materno   Estados emocionais   Recém-nascido prematuro

Resumo

Os objetivos são: a) a comparação de indicadores emocionais e concepções sobre o papel materno e o desenvolvimento do bebê entre um grupo de mães de RNs pré-termo e com muito baixo peso (<1.500g) e um grupo de mães de RNs a termo (>2.500g); b) a comparação de manifestações de ansiedade e depressão e das representações das mães de RNs pré-termo e com muito baixo peso, em dois momentos: após o nascimento do bebê e após a sua alta hospitalar; c) a comparação das representações maternas e das manifestações de ansiedade e depressão entre subgrupos de mães de RNs pré-termo e com muito baixo peso: mães com VS. sem indicadores de ansiedade e depressão, mães primigestas Vs. não primigestas, mães adolescentes VS. não adolescentes. Participarão do estudo 56 mães de RNs pré-termo e 50 mães de RNs a termo. Serão utilizados roteiros de entrevistas semi-estruturados e os testes: SCID/NP, BDI, IDATE, IDA Inicialmente, será aplicada a SCID/NP para a identificação das mães com antecedentes psiquiátricos. Com as mães dos RNs pré-termo, durante a internação hospitalar do bebê, serão realizadas: uma sessão para a realização da entrevista e outra para a aplicação dos testes (BDI, IDATE, IDA). Após a alta, serão realizadas mais 2 sessões, uma para reaplicação dos instrumentos e uma para a realização da entrevista de evolução, Com o grupo de mães de RNs a termo, a entrevista inicial e o BDI, o IDATE e o IDA serão aplicados em uma única sessão. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLÁVIA HELENA PEREIRA PADOVANI; MARIA BEATRIZ MARTINS LINHARES; ANA EMÍLIA VITA CARVALHO; GERALDO DUARTE; FRANCISCO EULÓGIO MARTINEZ. Avaliação de sintomas de ansiedade e depressão em mães de neonatos pré-termo durante e após hospitalização em UTI-Neonatal. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 26, n. 4, p. -, Dez. 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.