Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos dispositivos eletrônicos e opto-eletrônicos a base de semicondutores orgânicos

Processo: 03/10490-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2004
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Carlos Frederico de Oliveira Graeff
Beneficiário:Fernando Araújo de Castro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Espectroscopia de impedância   Dispositivos

Resumo

O presente projeto visa aprofundar o conhecimento dos processos de condução dependentes de spin em dispositivos eletrônicos a base de semicondutores orgânicos (polímeros conjugados e pequenas moléculas orgânicas). Para melhor compreender estes sistemas, será realizada uma ampla caracterização destes dispositivos, aliando técnicas bem estabelecidas, como eletroluminescência e condutividade dc, com técnicas mais sofisticadas como espectroscopia de impedância ac, transmitância óptica modulada e ressonância magnética detectada eletricamente (RMDE). Isto nos permitirá aliar técnicas experimentais que trazem informações macroscópicas com outras que trazem informações essencialmente microscópicas. Especial enfoque será dado às técnicas de RMDE e espectroscopia de impedância. A alta sensibilidade da técnica de RMDE justifica em parte este enfoque. Além disso, há muito espaço para melhoramento dos modelos de condução dependentes de spin, que hoje não conseguem explicar os resultados das medidas de RMDE em materiais orgânicos. Por outro lado, o enfoque na técnica de impedância ac se justifica, além de sua importância na caracterização elétrica destes materiais, pelo projeto de Jovem Pesquisador (FAPESP, 02/06693-3), com o qual este projeto pretende colaborar de forma intensiva. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTRO, Fernando Araújo de. Aplicações de semicondutores orgânicos: de células solares nanoestruturadas a dosímetros de radiação ionizante. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.