Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao citogenetica (fish) na sindrome mielodisplasica infantil.

Processo: 04/05534-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Silvia Regina Rogatto
Beneficiário:Cássia Gisele Terrassani Silveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Citogenética   Peixes   Leucemia mieloide

Resumo

A Síndrome Mielodisplásica (SMD) consiste em um grupo heterogêneo de doenças monoclonais e potencialmente malignas da células-tronco (stem celi) hematopoéticas plurípotentes caracterizadas por uma hematopoese ineficiente e inadequada envolvendo, na maioria das vezes, displasia das três linhagens celulares não-linfóides. Esta neoplasia hematológica afeta principalmente indivíduos de meia idade (50-70 anos de idade) e raramente pessoas mais jovens (menos de 5% dos casos). Embora a patogenia da SMD ainda não esteja completamente elucidada, a freqüente associação com anormalidades cromossômicas sugere o envolvimento de oncogenes e genes supressores tumorais na evolução desta doença. Estudos preliminares do nosso grupo evidenciaram deleção envolvendo o gene TP53 e de seqüencia mapeada em 3p25 em relativamente alta freqüência. Este estudo tem como principal objetivo a pesquisa de anormalidades cromossômicas em pacientes pediátricos com diagnóstico de Síndrome Mielodisplásica utilizando as metodologias de citogenética clássica (bandamento GTG) e molecular (FISH) para avaliar estas seqüências além de amplificações no gene ERBB2 em 17q12. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVEIRA, Cássia Gisele Terrassani. Investigação citogenética na síndrome mielodisplásica infantil. 2006. 133 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.