Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito de: a) tratamentos químicos e físicos de superfície da fibra de sisal e b) da introdução de borracha nitrílica na composição das matrizes, nas propriedades de compósitos de matriz fenólica e lignofenólica

Processo: 03/06988-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Elisabete Frollini
Beneficiário:Jackson Dirceu Megiatto Junior
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fibras vegetais   Lignina   Sisal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fibra Vegetal | Lignina | Sisal

Resumo

As fibras naturais podem ser usadas juntamente com materiais plásticos, em que as mesmas podem atuar como materiais de reforço, pois apresentam inúmeras vantagens com relação às sintéticas, por serem de natureza renovável, apresentarem baixo custo, serem amplamente disponíveis e ainda serem muito leves. O sisal será utilizado como agente de reforço na preparação de materiais compósitos de matriz polimérica e a lignina extraída do mesmo substituirá parcialmente o fenol na composição da matriz termorrígida. Ainda, borracha nitrílica será introduzida na formulação da matriz, visando aumentar a resistência ao impacto da mesma. Visando diminuir higroscopicidade e intensificar interações fibra/matriz, as superfícies das fibras modificadas, sendo que serão consideradas reações em que a lignina será o reagente, visando uma superfície de fibra rica em lignina, a fim de aumentar a compatibilidade fibra/matriz. Por outro lado, buscando-se tratamentos que não envolvam meio aquoso ou solventes orgânicos, as fibras serão tratadas com ar ionizado e microondas. As fibras serão caracterizadas (antes e após tratamentos) por várias técnicas, com destaque para Cromatografia inversa em Fase Gasosa, que permite a obtenção de parâmetros relacionados a energia de superfície das fibras. Esses parâmetros auxiliam na compreensão das interações fibra/matriz na interface, o que é de extrema importância na definição das propriedades dos compósitos, as quais serão avaliadas por várias técnicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEGIATTO JUNIOR, Jackson Dirceu. Fibras de sisal: estudo de propriedades e modificações químicas visando a aplicação em compósitos de matriz fenólica. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.