Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de sincronização de sistemas acoplados com aplicações em sistemas elétricos de potência

Processo: 04/06660-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2005
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Luís Fernando Costa Alberto
Beneficiário:Ana Paula Mijolaro
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sincronização   Princípio de invariância   Dinâmica não linear

Resumo

O objetivo deste trabalho é aplicar técnicas de análise de sincronismo na análise de coerência em sistemas elétricos de potência. Estaremos interessados principalmente na análise de sincronismo em sistemas autônomos com dimensão finita. O princípio de análise de sincronismo entre sistemas autônomos acoplados obedece, basicamente, os seguintes passos: primeiramente obtém-se uma estimativa do atrator, uniforme com relação ao parâmetro de acoplamento, utilizando-se, por exemplo, uma Função de Lyapunov adequada. Numa segunda etapa estuda-se o sincronismo, utilizando-se, por exemplo, uma segunda Função de Lyapunov. A ferramenta mais provável para estudar sincronização a ser utilizada neste trabalho será a Extensão do Princípio de Invariância. Esta abordagem tem se mostrado adequada para o estudo de sincronização de sistemas não-lineares. O princípio de invariância uniforme também poderá ser utilizado para estudar sincronização quando há algum tipo de incerteza a respeito dos parâmetros do sistema. Embora a motivação deste trabalho seja a análise de coerência de geradores em sistemas elétricos de potência, os resultados esperados provavelmente aplicam-se a outras áreas do conhecimento. Sendo assim, espera-se que os resultados oriundos do mesmo sejam de grande interesse para a comunidade científica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIJOLARO, A. P.; ABERTO, L. F. C.; BRETAS, N. G. SYNCHRONIZATION OF A CLASS OF SECOND-ORDER NONLINEAR SYSTEMS. INTERNATIONAL JOURNAL OF BIFURCATION AND CHAOS, v. 18, n. 11, p. 3461-3471, NOV 2008. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIJOLARO, Ana Paula. Sincronização de uma classe de sistemas não-lineares acoplados com aplicações em sistemas elétricos de potência. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.