Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de proteoglicanos do endométrio de camundongos durante o ciclo estral e em animais ovarectomizados: análise dos efeitos da castração e da reposição hormonal

Processo: 04/09947-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Telma Maria Tenório Zorn
Beneficiário:Renato de Mayrinck Salgado
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclo estral animal   Proteoglicanas   Hibridização in situ

Resumo

Nosso laboratório tem se dedicado ao estudo da estrutura e fisiologia do endométrio de roedores durante o período inicial da gestação, com especial atenção aos componentes da matriz extracelular (MEC). Estes estudos têm sido desenvolvidos através de abordagens morfológicas, estruturais e ultra-estruturais, bioquímicas, citoquímicas, imunocitoquímicas e radioautográficas. Sabe-se também que os hormônios sexuais ovarianos exercem relevante influência no endométrio, durante o ciclo sexual periódico, denominado ciclo estral, e durante a gestação. Estudos anteriores demonstraram que a ausência induzida de estrógeno e progesterona impede a decidualização e a implantação do blastocisto. Os resultados anteriormente acumulados são consistentes e mostraram a ocorrência de uma intensa remodelação de componentes da matriz extracelular do estroma endometrial, como o colágeno e proteoglicanos. Neste projeto, pretendemos avaliar a influência dos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona sobre a síntese, distribuição e degradação dos proteoglicanos decorim, biglicam, fibromodulim e lumicam no endométrio de camundongos, utilizando a castração por ovarectomia e posterior reposição hormonal como estratégia experimental. O ciclo estral servirá como parâmetro para comparação, uma vez que seu padrão hormonal já é bem estabelecido na literatura. Acreditamos que os resultados deste projeto poderão ser úteis como indicadores para os tratamentos que utilizam interferências hormonais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALGADO, RENATO M.; FAVARO, RODOLFO R.; MARTIN, SEBASTIAN SAN; ZORN, TELMA M. T. The Estrous Cycle Modulates Small Leucine-Rich Proteoglycans Expression in Mouse Uterine Tissues. Anatomical Record-Advances in Integrative Anatomy and Evolutionary Biology, v. 292, n. 1, p. 138-153, JAN 2009. Citações Web of Science: 20.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALGADO, Renato de Mayrinck. Caracterização de proteoglicanos do útero de camundongos durante o ciclo estral e em animais ovarectomizados: análise dos efeitos da castração e da reposição hormonal.. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.