Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de marcadores SSR EST-derivados e AFLP em feijão (Phaseolus vulgaris L.)

Processo: 04/07614-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2005
Vigência (Término): 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Maria Lúcia Carneiro Vieira
Beneficiário:Luiz Ricardo Hanai
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil

Resumo

Um esforço crescente tem sido dedicado ao melhoramento genético e expansão do cultivo de feijões (Phaseolus). Vários estudos genéticos têm sido realizados e atualmente uma nova abordagem baseada no uso de marcadores moleculares tem sido adotada. Assim, mapas de ligação têm sido estabelecidos com base em marcas de RFLP, RAPD, SCAR, isoenzimas, e locos fenotípicos, sendo que alguns deles foram reunidos em um mapa mais denso e completo do genoma do feijão, chamado mapa núcleo. No entanto, para o uso efetivo de mapas de ligação em programas de melhoramento estes devem ser suficientemente saturados. Ainda visando estabelecer um corpo de conhecimento e gerar produtos foi criado o consórcio internacional 'Phaseomis'. Um grupo brasileiro (ESALQ/USP) participante do consórcio criou o projeto BEST (Bean EST project) e que gerou mais de 5.000 ESTs a partir do seqüenciamento de clones c-DNA de tecidos foliares da linhagem de feijão preto, SEL 1308, onde foram encontradas mais de 240 seqüências candidatas a microssatélites (http://lgm.esalq.usp.br/BEST/). Assim, este projeto visa (a) saturar o mapa núcleo de P. vulgaris a partir do desenvolvimento de novos marcadores moleculares como AFLP e SSR baseados nas seqüências de ESTs, (b) testar a transferibilidade destes para outros cultivares é espécies relacionadas, e (c) complementar a caracterização genômica da espécie. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HANAI, LUIZ RICARDO; SANTINI, LUCIANE; ARANHA CAMARGO, LUIS EDUARDO; PELEGRINELLI FUNGARO, MARIA HELENA; GEPTS, PAUL; TSAI, SIU MUI; CARNEIRO VIEIRA, MARIA LUCIA. Extension of the core map of common bean with EST-SSR, RGA, AFLP, and putative functional markers. MOLECULAR BREEDING, v. 25, n. 1, p. 25-45, JAN 2010. Citações Web of Science: 54.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HANAI, Luiz Ricardo. Desenvolvimento de marcadores SSR-EST e construção de mapas genéticos em feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.). 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.