Busca avançada
Ano de início
Entree

O paradoxo da liberdade: psicanálise e história na reflexão filosófica de Jean-Paul Sartre

Processo: 04/04122-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Franklin Leopoldo e Silva
Beneficiário:Renato dos Santos Belo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Liberdade   Metafísica   Psicanálise   Subjetividade

Resumo

Trata-se de articular a discussão feita por sartre em o ser e o nada a respeito de dois pontos: a concepção de liberdade e a chamada psicanálise existencial. A liberdade apresentada por sartre neste ensaio padece de um paradoxo, aquele de que não há liberdade a não ser em situação e de que não há situação senão pela liberdade: esta a tese ontológica que será aprofundada no capítulo sobre a psicanálise existencial, como também nas biografias que sartre escreverá. A maioria dos comentadores e críticos de sartre vê em o ser e o nada a presença de uma liberdade estritamente subjetiva sem relação, assim, com o que se poderia chamar de situação ou com a história. Essa leitura faz com que as obras posteriores de sartre, notadamente a crítica da razão dialética, em que a inteligibilidade da história é tratada, sejam consideradas como uma outra fase de seu pensamento. O que pretendemos é trabalhar a relação entre a liberdade e as mediações oferecidas pela história, na medida em que podemos ver relação dialética entre liberdade e situação em o ser e o nada e em como isso se dá concretamente no ensaio de sartre sobre genet. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BELO, Renato dos Santos. O paradoxo da liberdade: Psicanálise e História em Sartre. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.