Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da isoforma da enzima conversora de angiotensina i de 90 kda, potencial marcador genetico da hipertensao: estudo funcional no modelo experimental de transplante renal como possivel agente de...

Processo: 04/10063-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dulce Elena Casarini
Beneficiário:Cleber Aparecido Leite
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transplantes   Ciclosporinas   Hipertensão   Sirolimo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclosporina | Hipertensao | Rapamicina | Transplante

Resumo

Os transplantes de órgãos são considerados como uma ferramenta de trabalho para a substituição do órgão em insuficiência terminal. Uma das complicações após o transplante renal é a hipertensão. Assim, a investigação do doador quanto a este ser portador ou apresentar predisposição para o desenvolvimento da hipertensão pode auxiliar na prevenção da doença após transplante. A importância do rim para a regulação da pressão arterial e para a patogênese das formas genéticas de hipertensão arterial provém de estudos de transplante. A descoberta de um marcador genético da hipertensão, a isoforma de 90 kDa da ECA, na urina de pacientes hipertensos nos levou a pensar na possibilidade utilizá-lo para identificar o que ocorre após o transplante de rim proveniente de doador hipertenso para um recipiente sadio. Esse estudo poderá no futuro trabalhando com humanos nos fornecer indicações de quais dentre indivíduos transplantados, que apresentarem essa isoforma, poderá caminhar, por exemplo, para uma rejeição. OBJETIVOS: A ECA de 80 KDa já foi identificada nos vários tecidos do SHR incluindo o renal. Nosso intuito é utilizar esse marcador para averiguar se ocorre sua transferência, ou seja a transferência da mensagem gênica após o transplante renal, para os diferentes tecidos do receptor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CLEBER A LEITE; NÁDIA SC BERTONCELLO; INGRID KM WATANABE; FERNANDA B FERNANDES; MARIA CLAUDINA C ANDRADE; FERNANDA A RONCHI; DANIELLE Y ARITA; FERNANDA K MARCONDES; TATIANA S CUNHA; DULCE E CASARINI. Enzima conversora de angiotensina I (ECA) N-domínio 90-kDa: possível marcador para hipertensão em modelo de transplante renal. J. Bras. Nefrol., v. 39, n. 1, p. 11-14, . (04/10063-0, 02/13290-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.