Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de técnicas avançadas de espectrometria de massas em diversas áreas do conhecimento

Processo: 04/08799-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Marcos Nogueira Eberlin
Beneficiário:Lygia de Azevedo Marques
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/11176-2 - Técnicas modernas em espectrometria de massas e suas aplicações em química e bioquímica, AP.TEM
Assunto(s):Proteoma

Resumo

A Espectrometria de Massas (MS) tem sido uma importante ferramenta na análise e identificação de substâncias desde a metade do século passado. Com o surgimento de duas técnicas novas de ionização na década de 80- a ionização por eletrospray (ESI) e a ionização por dessorção a laser assistida por matriz (MALDI) proporcionou à espectrometria de massas analisar quase todos os tipos de moléculas, aumentado o seu uso na área de Bioquímica, com o proteoma e vem crescendo na área de ciências de alimentos. Nesse trabalho serão utilizadas essas duas técnicas em aplicações em Bioquímica e Ciências de Alimentos. Em Bioquímica será estudado o mecanismo de formação da toxina microcistina produzida por cianobactérias, identificando as proteínas envolvidas nesse mecanismo utilizando as técnicas MALDI-TOF e ESI. Na área de Ciências de Alimentos será desenvolvida uma metodologia para a identificação de ocratoxina A (micotoxina) em culturas de soja, milho e café, produtos mais exportados pelo Brasil. Neste trabalho será utilizada a técnica TLC-MALDI, técnica desenvolvida em nosso laboratório. Esta técnica poderá ser utilizada como análise de rotina em análises rápidas de qualidade de alimentos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Aplicação de tecnicas avançadas de espectrometria de massas em ciencias de alimentos e perfumaria. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.