Busca avançada
Ano de início
Entree

Interacoes com membranas e mecanismo de reacao da enzima dhodh (diidroorotato desidrogenase) de xyllela fastidiosa: estudos por ressonancia paramagnetica eletronica.

Processo: 03/02777-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Antonio José da Costa Filho
Beneficiário:Sheila Gonçalves Do Couto Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

No presente projeto é proposto o estudo da enzima Diidroorotato desidrogenase de Xyllela fastidiosa (XfDHODH) quando da sua ligação em membranas lipídicas. A presença desta proteína em Xylella fastidiosa (XfDHODH) só foi evidenciada recentemente com o seqüenciamento do seu genoma completo. De acordo com sua seqüência primária, XfDHODH pertence a família do tipo 2 das DHODHs, caracterizada pela extensão na região N-terminal, associada à interação da mesma com a membrana mitocondrial, o que faz dela uma excelente candidata a estudos pela técnica de "site-directed spin labeling". Procuraremos, portanto, explorar o mecanismo de funcionamento da enzima DHODH, fazendo-nos valer das informações estruturais já disponíveis para a DHODH humana (HsDHODH) e de Lactococcus lactis (LIDHODH) e de novos dados oriundos de uma colaboração do grupo de Biofísica Molecular do IFSC-USP com o grupo de Cristalografia de Proteínas da FCFRP-USP, onde desenvolve-se projeto para a determinação da estrutura da XfDHODH e desenho de seus possíveis inibidores. É nosso objetivo, por conseguinte, entender os mecanismos de ligação da enzima tanto com seus ligantes naturais como com inibidores de outras DHODH já conhecidos e, ainda, fazer um estudo completo da interação entre XfDHODH e membranas modelo para a membrana mitocondrial. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Sheila Gonçalves Do Couto. Estudos estruturais e funcionais de diidroorotato desidrogenases. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.