Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel modulador da endotelina sobre a expressão dos genes da melanopsina e clock em células embrionárias de Danio rerio

Processo: 04/09801-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Ana Maria de Lauro Castrucci
Beneficiário:Fernanda Pizão Farhat
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/02460-1 - Melanopsina: fisiologia comparativa do gene e da transdução do sinal luminoso em células pigmentares de peixes, anfíbios e mamíferos, AP.TEM
Assunto(s):Expressão gênica   Endotelinas   Melanopsinas

Resumo

O ciclo claro/escuro é um dos fatores que com maior evidência influencia os ritmos biológicos, chamados circadianos, cujo período varia de 20 a 28 horas, oscilando entre as espécies. Os órgãos capazes de reagir a um estimulo luminoso, e que podem constituir relógios biológicos, localizam-se no olho e também em várias partes do corpo do animal. Existem genes como Per e Cry, que estão relacionados com o funcionamento do relógio através de mecanismos de retroalimentação positiva ou negativa, regulada por CLOCK e BMAL 1. O sinal ocular envolvido no ritmo circadiano surge de uma pequena população de células ganglionares que se projeta para o núcleo supraquiasmático. A maior parte delas contém melanopsina, e reagem para a luz independentemente de cones e bastonetes. A melanopsina é ativada por retinaldeído e pelo comprimento de onda no qual a resposta das células ganglionares é mais intensa (480nm). Sua presença é constante na retina de todas as classes de vertebrados até então estudados, mas seu padrão de expressão difere entre elas. Células embrionárias ZEM-2S do teleósteo Danio rerio contêm melanopsina. Em nosso laboratório já foi clonado o receptor para endotelina ETa nessas células, e dados preliminares indicam a modulação da expressão da melanopsina por hormônios. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARHAT, Fernanda Pizão. Modulação dos genes de relógio Per1, Cry1b, Clock e da melanopsina por endotelina-1 em células embrionárias de Danio rerio. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.