Busca avançada
Ano de início
Entree

Variação morfológica em populações brasileiras de Drosophila melanogaster: variação latitudinal, temporal e herdabilidade

Processo: 04/05049-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Louis Bernard Klaczko
Beneficiário:Laura Helena Hafner da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Drosophila melanogaster   Herdabilidade   Adaptação biológica   Morfometria   Morfologia animal

Resumo

Espécies recentemente introduzidas e que rapidamente colonizam grandes áreas, e em particular as espécies invasoras, oferecem uma oportunidade especial para estudar tanto a velocidade quanto a previsibilidade da evolução em uma escala geográfica, sobretudo porque permitem estudar processos adaptativos que ocorreram em espaços de tempo relativamente pequenos. Das espécies invasoras, nenhuma é tão bem estudada quanto Drosophila melanogaster. Entretanto, pouco se sabe sobre as populações "naturais" desta espécie no Brasil. Acredita-se que Drosophila melanogaster se originou no leste da África, colonizando apenas recentemente a Austrália e a América. O presente trabalho visa caracterizar e comparar a variação morfológica de caracteres das asas de populações brasileiras de D. melanogaster no espaço e no tempo, usando para este fim o método da elipse. Estimaremos também a herdabilidade natural destes caracteres - tamanho e forma das asas - em cada uma das populações estudadas, além de testar sua consistência ao longo do tempo. Já realizamos um trabalho preliminar sobre D. melanogaster coletadas na cidade do Recife (PE), e os primeiros resultados obtidos são notavelmente semelhantes aos encontrados na literatura para D. mediopunctata, uma espécie de mata nativa brasileira com Biologia bastante distinta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Laura Helena Hafner da. Variação morfologica em populações brasileiras de Drosophila melanogaster : variação latitudinal e temporal, herdabilidade e associação com inversões cromossomicas. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.