Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego de fluorescencia molecular e metodos quimiometricos de ordem superior para a analise direta de tetraciclinas em leite bovino e mel.

Processo: 04/05489-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ronei Jesus Poppi
Beneficiário:Tiago Pucca Araujo
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mel   Calibração multivariada   Quimiometria   Tetraciclinas   Leite

Resumo

O referido projeto visa o desenvolvimento de metodologias de análise direta de antibióticos (tetraciclinas) em amostras de leite e mel, empregando métodos quimiométricos de ordem superior e fluorescência molecular 2D para sua identificação e quantificação. Estas novas metodologias alternativas podem conduzir a um ganho significativo de tempo e menor uso de reagentes, sendo bastante atrativas tanto em rotinas de laboratórios de análise como em análises de campo. Os antibióticos pertencentes ao grupo das tetraciclinas estão dentre os principais medicamentos veterinários destinados ao tratamento de animais a serem aproveitados na alimentação humana. O uso indiscriminado de antibióticos, fato comum em criação de animais com função comercial, é um problema de saúde pública, pois, com o uso freqüente, as bactérias geneticamente resistentes ao medicamento são selecionadas, podendo ser transferidas para os alimentos de origem animal. Também, a presença de tetraciclinas nos alimentos pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Tiago Pucca. Emprego de espectroscopia no infravermelho e metodos quimiometricos para a analise direta de tetraciclinas em leite bovino. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.