Busca avançada
Ano de início
Entree

Ondas Alfvén e a aceleração de ventos estelares inomogêneos em estrelas quentes

Processo: 04/04189-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Vera Jatenco Silva Pereira
Beneficiário:Graziela Roswitha Keller Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O problema da hidrodinâmica dos ventos estelares está longe de ter sido resolvido satisfatoriamente, tanto para estrelas frias quanto para estrelas quentes. Há na literatura vários trabalhos que tratam não só do diagnóstico da perda de massa, mas também da construção de modelos para explicá-la. O amortecimento de ondas Alfvén tem sido utilizado, com sucesso, como mecanismo de aceleração de ventos em várias regiões do diagrama HR. Em relação às estrelas do tipo Wolf-Rayet (WR), dos Santos, Jatenco-Pereira e Opher (1993a; b) desenvolveram um modelo de perda de massa onde um fluxo de ondas Alfvén agindo juntamente com a pressão de radiação, formam o mecanismo de aceleração do vento. Recentemente diversos autores tem mencionado a importância das inomogeneidades tanto na estimativa da taxa de perda de massa, como também nos efeitos na perda de massa em estrelas WR. Este projeto pretende aprofundar o modelo de perda de massa desenvolvido por dos Santos e colaboradores (1993a; b), incluindo tópicos ainda não explorados como: (i) a presença de inomogeneidades no vento; (ii) o estudo sobre os mecanismos de amortecimento das ondas Alfvén na presença das inomogeneidades e (iii) verificar os efeitos sobre a dinâmica do vento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KELLER, G. R.; JATENCO-PEREIRA, V. Wolf-Rayet optically thick winds with Alfven waves. Advances in Space Research, v. 46, n. 4, p. 493-499, AUG 16 2010. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.